Fotos: Janderson Bezerra // Divulgação DETRAN-PE

Texto: Jô Lima DRT/PE 1443

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, participou, pela primeira vez, em 50 anos de existência, do desfile cívico-militar que celebra o 197º aniversário da Independência do Brasil, que aconteceu no último sábado (07), na Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira. O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, acompanhou todo o desfile da Tribuna de Honra.

O DETRAN-PE, tem sido um marco na trajetória da vida dos pernambucanos, tendo o papel de destaque na implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, a informatização de serviços e a descentralização do atendimento, com foco na inovação, seja por meio a renovação e criação de procedimentos, seja nas ruas, por meio de suas operações de educação, prevenção e fiscalização, com o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e humanizado.

A primeira sede do DETRAN-PE foi a na antiga Delegacia de Trânsito, instalada no Parque 13 de maio, que gerenciou o trânsito pernambucano a partir do ano de 1939. Somente 30 anos depois, em 1969, o DETRAN-PE, foi oficialmente criado, no Governo de Nilo Coelho. Nos primeiros 11 anos de existência, a sede do Órgão era localizada na Zona Sul do Recife, no bairro do Pina, controlando e fiscalizando o trânsito de todo o Estado. Em 1983, instalou-se na Iputinga, onde se fixou até hoje.

O desfile cívico contou com a participação de 44 escolas e entidades civis, totalizando mais de duas mil pessoas. Já o efetivo militar foi constituído por 320 integrantes da Marinha do Brasil, 1.169 integrantes do Exército Brasileiro, 700 da Aeronáutica, 500 da Polícia Militar de Pernambuco, 300 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 250 da Guarda Municipal do Recife. Encerrada a passagem das tropas a pé, ocorreu o desfile motorizado, com 124 viaturas militares e 74 veículos civis, seguido do desfile das tropas da Polícia Militar à cavalo.

Voltar ao topo da página.