Encontro realizado pela Associação Nacional dos Detrans deu destaque a formalidade no mercado de veículos usados como geração de empregos e rendas
O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Vladimir Lacerda, servidores e diretores, participaram, nesta semana, do 81º Encontro Nacional dos Detrans, em Salvador, na Bahia. Temas como inovação tecnológica, legislação, soluções com uso de inteligência artificial, formalização do setor de veículos seminovos, dentre outros, foram debatidos durante dois dias de evento.
“Foi muito importante participarmos do END, em que tivemos acesso a oficinas, seminários, capacitações e atualizações. Assim, monitoramos onde a gente está bem e em quê precisamos avançar ou corrigir. Pela primeira vez, servidores da casa também participaram do evento in loco, junto com a diretoria”, comentou o diretor-presidente, Vladimir Lacerda. O END foi promovido pela Associação Nacional dos Detrans-AND, junto com o Detran-BA, e contou com a presença de 22 dirigentes dos Departamentos de Trânsito do país, e com mais de 500 participantes, entre autoridades, empresas do setor e entidades ligadas ao tema.
Presidente Vladimir Lacerda, juntamente à servidores do DETRAN-PE, que estiveram presentes na Associação Nacional dos Detrans (AND)
Na ocasião, a Associação apresentou uma série de novidades como o reforço no compromisso com a atuação no Congresso Nacional, através do levantamento e acompanhamento de proposições relacionadas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de apresentar a ANDTech e lançar a AND Academy. A instituição promete levar mais capacitação para todas as regiões do país, fortalecendo o papel da organização na formação de profissionais e gestores de trânsito.
No centro das discussões, o Renave, como uma ferramenta essencial para a formalização do mercado de veículos usados. O sistema, que já está em operação em nove estados, tem potencial para transformar o setor na redução de fraudes, trazendo a transparência nas transações com a ampliação do acesso ao crédito.
“Entre o destaque do END, estão as estratégias para aumentar a formalidade no mercado de veículos usados, que hoje é extremamente relevante no Brasil. Na ordem de 15 milhões de veículos vendidos por ano, gera muito emprego e renda. A adesão do setor ao Renave, vai, além de fortalecer e formalizar o setor, melhorar o ambiente de crédito, com a perspectiva de trazer taxas melhores, o que colabora diretamente com o consumidor final que vai comprar o veículo com mais segurança.” afirma o Presidente da AND, Givaldo Vieira.
Além das palestras, foram realizados, em paralelo, os Fóruns Temáticos e o XX Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (FOCOTRAN), com abertura em conjunto ao Encontro e finalizando com mesa-redonda, com o tema: “Desafios da atuação do CETRAN como gestor do SNT no âmbito do Estado”.