Essa descentralização representa um avanço na modernização do órgão, tornando seus serviços mais acessíveis e eficientes
O presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Vladimir Lacerda, visitou a Ciretran Especial de Caruaru. Foi acompanhado do diretor de Fiscalização Silvestre Silva, diretor de Gestão Almir Pereira, diretor de operações José Piauhylino e diretor de Relações Institucionais, Bruno Santos, sendo recebidos pelo coordenador da CIRETRAN especial de Caruaru, Nyverson Moura.
A equipe vistoriou toda a estrutura da unidade e acompanhou ação dos agentes de trânsito, que é focada na cultura do respeito à faixa de pedestres. As atividades ocorreram em locais de grande fluxo de carro, sendo uma na frente do Shopping Difusora e outra no Caruaru Shopping, onde o órgão tem duas lojas e que também foram visitadas pelos diretores. O foco da visita foi também anunciar a interiorização de serviços realizados pelo DETRAN em Caruaru com objetivo de trazer mais agilidade, praticidade e eficiência para o atendimento no interior.
"Conforme orientação expressa da governadora Raquel Lyra, vamos focar no fortalecimento dos serviços prestados pelo DETRAN em todo interior do Estado. O novo projeto visa descentralizar as atividades do órgão, que atualmente estão concentrados na capital, Recife, para melhor atender o Agreste e do Sertão. Através da criação de Diretorias, Gerências e Unidades no interior do Estado, o projeto vai proporcionar mais proximidade e rapidez no atendimento. Já iniciamos as tratativas para criação da Escola de Trânsito em Caruaru, para participação de arte educadores na região. e para a estruturação de unidades de fiscalização", comenta o diretor-presidente.", comenta o diretor-presidente.
Entre outros objetivos: instalar núcleos de fiscalização; criar Núcleo da Escola de Trânsito para facilitar ações socioeducativas e Núcleos de capacitação de servidores, com treinamento contínuo para atender melhor às necessidades regionais.
O projeto também prevê a manutenção de unidades móveis de atendimento e simuladores de direção nas sedes das respectiva diretorias, destinadas para uso em ações educativas em escolas, visando conscientizar jovens sobre a segurança no trânsito.
Com isso, a diretoria prevê benefícios como a redução de custos operacionais e otimização de recursos financeiros; maior eficiência no atendimento, com respostas mais rápidas e adequadas às demandas locais, além da redução de sinistros. Essa descentralização pretende marcar um avanço na modernização do DETRAN-PE, tornando seus serviços mais acessíveis e eficientes para as populações do interior de Pernambuco.