Foto de palestrante no auditório do Detran-PE

Tema foi abordado apresentando as causas, consequências e mecanismos de combate

Como parte das iniciativas para evolução administrativa, servidores e gestores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) participaram, na manhã de hoje (16), no auditório da sede do órgão, de palestra sobre “Assédio nas Organizações”, proferida pela vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, Karla Marcelino. A ação faz parte do compromisso do Governo de Pernambuco de levar a toda a administração estadual, medidas que garantam a tolerância zero contra esse tipo de assédio.

A apresentação contou com a presença do diretor-geral do Detran-PE, Guilherme Mesquita. Ele reforçou que a gestão “abomina” condutas indevidas e disse que as portas da autarquia estão abertas para ouvir e adotar os procedimentos cabíveis. A diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, Elisa Andrade, salientou que as ações contra o assédio, que incluem outras atividades, são levadas no dia a dia a todos os órgãos estaduais.

Durante a explanação, a palestrante detalhou as principais causas que podem ocasionar em assédio. Entre elas: falhas de comunicação, autoritarismo, intolerância, desrespeito às diferenças, resistência a tudo/todos e acomodação. Nesse sentido, destacou a necessidade de humanização do ambiente de trabalho composto por gestos de gentileza, para formar um clima organizacional adequado, saudável. Quando o assédio não é combatido, as consequências apontam para o adoecimento mental, que pode causar menor produtividade, alteração na qualidade dos serviços e uma imagem negativa da empresa.

Ainda na apresentação, ela especificou o que pode ser considerado assédio moral, que são condutas abusivas por repetição ou sistematização. Quando ocorre apenas uma vez, trata-se de danos morais. O assédio sexual, que também foi incluído no assunto, fica configurado com o ato de constranger alguém para obter vantagem ou favorecimento sexual. Ainda explicou as possibilidades de denúncias e de prevenção nas organizações, entre elas, a necessidade de protocolos, políticas e melhor mapeamento de processos para garantir menos conflitos. A promoção e coordenação da palestra ficou por conta da Ouvidoria do Detran-PE.

 

Palestrante no auditório do Detran-PE

Diretor-geral do Detran (direita da foto), com palestrante e Ouvidor

Diretora da Ouvidoria Geral do Estado durante palestra

Participantes da palestra

 

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.