Foto colorida de mural grafitado com a frase "Plante Amor no Trânsito"

 

Reestruturado, o local com salas de aula vai abrigar cursos e eventos gratuitos voltados para a conscientização de um trânsito mais harmonioso

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) reabriu, na manhã de hoje (19), a Escola Pública de Trânsito (EPT), espaço voltado para a população, com a oferta gratuita de cursos de educação no trânsito. Com o tema “Plante Amor no Trânsito”, a reabertura contou com uma nova parceria do órgão junto com o artista cicloativista, Rafa Mattos, que grafitou painel na entrada do prédio e realizou palestra sobre o tema.

Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a retomada sempre foi uma meta da nova gestão do órgão, agora concretizada com a entrega das instalações da escola. “A educação é a base de tudo, nesse caso, possibilita entender a responsabilidade de entrar em um veículo e circular pelas ruas”, atestou. É dessa forma que o projeto Trânsito Cidadão passa a funcionar, contribuindo na conscientização para um trânsito seguro. Para tanto, vai dispor de canais de comunicação digitais com professores e gestores e utilizar ferramentas modernas de aprendizagem, como simulador de direção, óculos que simulam embriaguez e jogos interativos.

Numa sala lotada pelos estudantes, Rafa Mattos deixou a sua mensagem, focada na paz, na gentileza e no amor, assim como estão projetadas as iniciativas do Detran-PE para garantir um trânsito mais humanizado. O artista falou de sua trajetória e alertou para a necessidade de refletir sobre o trânsito, para não gerar consequências desagradáveis. “Trânsito é vida, é saúde, precisamos sair de casa e voltar melhores”, afirmou.

Estudantes da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, localizada em Paulista, na Região Metropolitana, foram os primeiros a usufruir da nova estrutura, que fica dentro da sede do Detran, no bairro da Iputinga, no Recife. No local, serão ministrados cursos, palestras, atividades de extensão e eventos. Nesse retorno, por exemplo, foi lançado o programa “Trânsito Cidadão”, direcionado a alunos do ensino fundamental II, jovens e adultos das redes pública e privada. O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 deste mês.

A professora Marta Verônica, acompanhante dos primeiros alunos da EPT, considerou o resgate da EPT uma grande oportunidade. “Como trabalhamos a questão da educação no trânsito em nossa escola, é um apoio importante, pois considera o respeito e a preservação da vida”, avalia. Um dos estudantes, Pedro Dantas, de 14 anos, aluno do 9º ano B, concorda. Ele disse que tais ações ajudam a “conscientizar para gerar mais respeito, principalmente, ao observar as leis de trânsito”.

A reabertura da EPT contou com a presença do diretor da Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco, Henrique de Oliveira, e do representante do Observatório Nacional de Segurança Viária – PE, Carlos Valle. Também estiveram presentes diretores do Detran-PE, gerentes, gestores e técnicos do órgão.

A EPT foi inaugurada em julho de 2010, regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Art. 74 - § 2º) e dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Sua criação foi definida pelo Decreto Estadual Nº 31.199 de 14 de dezembro de 2007. Em 2016, a estrutura da EPT foi cedida para a Secretaria das Cidades, posteriormente substituída pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Agora, de volta ao modelo inicial, a Escola Pública de Trânsito figura como ferramenta importante para a qualificação, expansão e aperfeiçoamento da Educação para o Trânsito em Pernambuco.

Foto colorida de sala de aula com estudantes na reinauguração da Escola Pública de Trânsito

Foto colorida do diretor André Trajano ao lado do artista Rafa Mattos diante de painel grafitado por Mattos

Foto colorida de painel grafitado na entrada da Escola Pública de TrânsitoTr

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.