Uma blitz preventiva voltada para motociclistas tomou parte da Av. Presidente Kennedy, em Olinda, na noite desta quarta-feira (12), promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Diretoria de Fiscalização. Durante a operação, agentes de trânsito do órgão orientaram motociclistas sobre formas de prevenção para guiar com mais segurança. Também houve demonstração de maneiras corretas de pilotagem, reforçando as medidas preventivas. A operação se estendeu pela noite abordando condutores de motocicletas que circulavam pelo local.

No decorrer da blitz, os agentes verificaram a documentação dos condutores e as condições das motocicletas, fator importante para a segurança nas vias. Também foram verificados o uso do capacete, de forma correta, com a viseira fechada e a trava fechada. Com relação aos procedimentos de pilotagem, houve demonstração da maneira mais adequada para fazer frenagens, garantindo a segurança do motociclista, do garupa, de ciclistas e pedestres, por exemplo.

Um instrutor mostrou que para uma frenagem correta, o piloto deve observar a distância entre ele e o objeto à frente, principalmente no caso de uma frenagem de emergência. Também foi demonstrado, que na hora da frenagem, devem ser observadas técnicas úteis, como o uso dos freios dianteiros, traseiros ou ambos para garantir a segurança da ação.

De acordo com o instrutor e agente de trânsito do Detran-PE, Eduardo Alves, equipamentos de proteção como cotoveleiras e joelheiras, embora não sejam obrigatórios, são importantes para a segurança do piloto. Ele relata ainda, que entre as principais infrações cometidas por motociclistas em Pernambuco, estão a falta de capacete do condutor ou do passageiro, viseira levantada, avanço de sinal vermelho e pilotar de sandálias.

Para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, específica para veículos com duas ou três rodas, é necessário ser maior de 18 anos, possuir documento de identificação com foto, ler e escrever, fazer os exames psicomédicos, além de realizar aulas teóricas e práticas. Em seguida, se submeter às provas teóricas e práticas realizadas pelo Detran-PE. Se aprovado, recebe a permissão para dirigir com validade de um ano, que passa a ser definitiva, após esse período, caso não tenha cometido infrações.

 

Fotografia colorida mostrando agentes de trânsito abordando motociclistas

 

Fotografia colorida mostrando atuação de agentes de trânsito em blitz

 

Fotografia colorida mostrando agentes de trânsito durante blitz

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.