Na primeira foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano, de perfil, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023. Na segunda foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023. Ao seu lado, Jô Lima, responsável pela educação de trânsito, imprensa e publicidade institucional do órgão.
FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

O auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) foi o palco do encontro para alinhamento das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da segurança no trânsito. Aberta pelo diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a reunião contou com a participação de parceiros envolvidos nas atividades. Para Trajano, é importante chegar na ponta da sociedade, incluindo municípios, escolas e entidades representativas. “Estamos abertos para escutar, unir, ampliar e fortalecer as parcerias”, declarou. Em Pernambuco, o movimento Maio Amarelo conta com mais de 20 parceiros que contribuem para a realização da campanha.

Durante o encontro foram apresentados o cronograma e o planejamento das atividades que serão desenvolvidas todo o mês de maio, que este ano tem como tema “No trânsito, escolha a vida”. Cerca de 60 ações estão previstas em 15 municípios pernambucanos. Na Capital, a programação vai ocorrer em escolas, parques, centros de compras e empresas, atingindo sete bairros da cidade. O representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Carlos Valle, destacou a necessidade de dedicação e tempo para compartilhar conhecimento, como acontece durante o Maio Amarelo.

As ações do Maio Amarelo incluem programação educativa, recreativa e prestação de serviços à população. Para a execução serão utilizados panfletos, banners, cartazes, vídeos, faixas e fitilhos alusivos ao movimento. Também haverá uso de equipamento simulador de direção e objeto que reproduz os efeitos do álcool em condutores de veículos. O planejamento prevê 31 dias de eventos, com encerramento agendado para a manhã de 31 de maio, no auditório do Detran-PE, reunindo todos os parceiros para apresentação dos resultados.

Este ano, o Detran-PE conta como parceiros com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Operação Lei Seca (OLS), shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes, Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e prefeituras municipais. Como integrantes do órgão, também participam das ações a Escola Pública de Trânsito (EPT), a Unidade de Registro de Veículos (DOVE) e a Diretoria de Fiscalização. O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que utiliza a cor amarela como símbolo de atenção.

Na foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023. Ao seu lado, Jô Lima, responsável pela educação de trânsito, imprensa e publicidade institucional do órgão.

Na foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023.

Na foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano. Ao fundo, painel com as logomarcas do DETRAN-PE, secretaria e governo do estado.

Na foto, o Diretor Geral do DETRAN-PE, André Trajano, de perfil, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023.

Na foto, educadora de trânsito do DETRAN-PE falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023.

Na foto, Carlos Valle, representante do Observatório de Segurança Viária, falando para os apoiadores do Maio Amarelo 2023.

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.