Na primeira foto, educadores de trânsito do DETRAN-PE e do DER realizando ação, em um homem, de óculos que simula embriaguez em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo. Na segunda foto, educador de trânsito do DETRAN-PE realizando ação, em uma mulher, de óculos que simula embriaguez em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo.
FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

Uma grande operação de educação para o trânsito ocupou o pátio externo de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova, na tarde desta sexta-feira (31). Promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, atividades recreativas, instrutivas e de conscientização focaram nos perigos do uso do álcool e direção e nas regras para segurança no trânsito. A ação contou com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora, Priscila Krause, do secretário de mobilidade e infraestrutura, Evandro Avelar, do diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira Filho e do diretor geral, André Trajano.

As atividades se desenvolveram em duas estações móveis do Detran-PE, estacionadas na área, e adaptadas para as ações. A parte educacional contou com jogos interativos para crianças e atividades com simulador para adultos. No local, foi utilizado pelos técnicos do Detran-PE, óculos que simulam os sintomas da embriaguez. O portador tem vista embaçada, sensação de desorientação e de desequilíbrio. O equipamento serve para mostrar os efeitos nocivos do álcool, evitando assim, que ela conduza veículos quando ingerir bebida alcoólica. Aproximadamente 800 visitantes, adultos e crianças, participaram das atividades de sexta-feira até o domingo.

Morador de Caruaru, o professor Wellington Neves, testou a peça. Saiu surpreso com a influência do álcool na percepção. “Há uma perda total do foco e do senso de orientação”. Ele reforça que já trabalha com seus alunos a questão da educação no trânsito e nunca bebe quando vai dirigir. De acordo com o professor, é uma questão de responsabilidade. A cabeleireira Rejane Silva, apesar de não dirigir veículos, também experimentou os óculos. “serviu pra que eu possa passar para outras pessoas a possibilidade de causar danos quando se bebe e dirige”.

Já a criançada se soltou nos jogos educativos. Foi a oportunidade de conhecer regras de trânsito e os mecanismos de segurança que todo condutor deve seguir. Se eles ainda não são motoristas, pelo menos são capazes de repassar para os pais ou responsáveis pela condução de veículos na família. Tanto os adultos, quanto as crianças, receberam todas as orientações dos técnicos do Detran-PE, que priorizaram a segurança e o cumprimento à legislação de trânsito.
Enquanto os visitantes recebiam informações educativas, o Detran Itinerante, caminhão equipado para atendimento externo, ficou responsável pela prestação de serviços. Cerca de 70 pessoas/dia foram atendidas no último fim de semana.

No local é possível abrir solicitações, verificar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhar processos e ter informações sobre andamento e procedimentos. Em outra frente, agentes da fiscalização de trânsito estavam dispostos com viaturas em pontos estratégicos do trajeto até Fazendo Nova para monitorar e disciplinar o tráfego de veículos, reforçando a segurança viária.

As ações do Detran-PE também se estenderam a Caruaru, que recebeu equipe da Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, responsável pela distribuição de material informativo e educativo, além de orientações, visando a segurança na estrada no trajeto até Fazenda Nova. As atividades ocorreram das 9h às 15h, no Marco Zera da cidade.

As ações do Detran-PE prosseguem durante toda a Semana Santa, no maior teatro ao ar livre do mundo, Nova Jerusalém, das 9h às 19h. E também serão executadas na cidade de Gravatá, na quarta-feira (05/04), das 9h às 11h, na rua Izaltino Poggi. Em todos os pontos de atuação, motoristas e motociclistas abordados recebem material educativo/informativo e podem ser submetidos ao teste de alcoolemia para garantir a segurança nas estradas.

Além do material distribuído com a população nos pontos fixos, o Detran-PE coordenou a produção de peças publicitárias destacando os cuidados na direção. Com a frase “Vá em paz e volte com segurança”, o material destaca o respeito aos limites de velocidade, uso do capacete e do cinto de segurança, e, principalmente, evitar consumir álcool antes de dirigir. As medidas visam reduzir sinistros durante o feriado prolongado, quando aumenta o fluxo de veículos nas estradas de Pernambuco.

Na foto, o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Carlos Ferreira Filho, acompanhado do Diretor Geral do Órgão, André Trajano, realizando visita técnica nas ações da Autarquia em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo. Ao fundo, agentes de trânsito da fiscalização do DETRAN-PE e o Detran Itinerante.

Na foto, educadores de trânsito do DETRAN-PE e do DER realizando ação, em um homem, de óculos que simula embriaguez em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo.

Na foto, educador de trânsito do DETRAN-PE realizando ação, em uma mulher, de óculos que simula embriaguez em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo.

Na foto, educador de trânsito do DETRAN-PE entregando medalha de amigo da vez para a Governadora Raquel Lira

Na foto, veículo da fiscalização de trânsito e Detran Itinerante, parados no estacionamento de  Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo. Ao fundo, agentes de trânsito do DETRAN-PE e policiais da Polícia Militar.

Na foto, arte educador de trânsito do DETRAN-PE realizando ação com crianças no caminhão da Turma do Fom-Fom.

Na foto, educador de trânsito do DETRAN-PE realizando ação em carro, em Fazenda Nova, no espetáculo da Paixão de Cristo, quando foram colocados folders educativos nos veículos.

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.