Na foto, educadores de trânsito e agentes de trânsito do DETRAN-PE realizando palestra para consciência dos futuros condutores, oferecendo informações sobre alcoolemia e os perigos de conduzir sob efeito da embriaguez, na Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho.
FOTOS: Divulgação // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) levou, na manhã desta quinta-feira (1º), atividades do programa Jovem Cidadão para alunos da Escola Municipal Manoel da Rosa, na cidade de Paudalho, Zona da Mata. A ação contribui para a formação de consciência dos futuros condutores, oferecendo informações sobre alcoolemia e os perigos de conduzir sob efeito da embriaguez. Para isso, foi utilizado um simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez e óculos de realidade virtual. O educandário integra a rede do projeto Professor Amigo do Trânsito (PAT).

O Jovem Cidadão é voltado para estudantes do ensino fundamental e oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de conduzir veículos. Desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE com a Diretoria de Fiscalização, a programação despertou a atenção dos estudantes, integrantes do 9º ano do ensino fundamental II. Na escola foi utilizado o simulador de direção, que apresenta uma visão aproximada das condições de dirigir estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, representa sensações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos.

As atividades em Paudalho também incluíram o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça transmite a noção de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Ainda foram utilizados os óculos de realidade alterada, acessório que leva o usuário para uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira trágica. No município, o PAT é coordenado pela professora Lúcia Cleide e contou com o apoio da Secretaria de Educação.

Para a coordenadora de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, Jô Lima, é fundamental que os jovens conheçam vivenciem experiências que mostrem as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “Dessa forma as futuras gerações ficam mais conscientes das responsabilidades para um trânsito seguro para todos”, avalia. O programa Jovem Cidadão também promove palestras e produz conteúdo educativo direcionado a estudantes do ensino fundamental.

Na foto, educadores de trânsito e agentes de trânsito do DETRAN-PE realizando palestra para consciência dos futuros condutores, oferecendo informações sobre alcoolemia e os perigos de conduzir sob efeito da embriaguez, na Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho.

Na foto, agente de trânsito do DETRAN-PE dentro do caminhão do Detran Itinerante, falando com alunos da Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho, que estão participando de ação Jovem Cidadão.

Na foto, educadores de trânsito do DETRAN-PE auxiliando três alunos da Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho, quando estão fazendo o uso do óculos de realidade virtual, acessório que leva o usuário para uma viagem virtual, partindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira trágica.

Na foto, agente de trânsito do DETRAN-PE auxiliando uma aluna da Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho, no simulador de direção, que apresenta uma visão aproximada das condições de dirigir estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, representa sensações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos.

Na foto, educador de trânsito do DETRAN-PE auxiliando um aluno da Escola Municipal Manoel da Rosa, em Paudalho, que está fazendo o uso do óculos que simulam embriaguez. A peça transmite a noção de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool.

 

COMUNICADOS

Voltar ao topo da página.