Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Dois municípios pernambucanos são destaques em projetos de educação para o trânsito. Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e Toritama, no Agreste, foram premiados pela Fundação Mapfre com a participação no programa Educação Viária é Vital (EVV). Por Paulista foi agraciado o projeto “Ética, cidadania e trânsito” com a professora Maria Luiza, da Escola Municipal Professora Iracema de Castro. Já Toritama foi contemplada pelo trabalho “Educação e mobilidade sustentável”, com o professor Adelmo de Souza Silva, da Escola Municipal Rui Barbosa. A premiação aconteceu no dia 25 passado, na cidade de São Paulo. As duas cidades recebem a premiação pelo segundo ano consecutivo.
A premiação é uma parceria da Fundação Mapfre com a Escola Pública de Trânsito (EPT). Este ano, em Toritama, a escola premiada envolveu 20 professores e 853 alunos. No caso de Paulista, contou com a participação de 23 professores e 377 estudantes. Cada escola selecionada receberá como prêmio um equipamento de datashow e um computador.
Em 2021, em Toritama, foi a vez da escola municipal Maria Gonçalves da Silva, e em Paulista, foi a Escola Professor Salvador Dimech. “É um grande incentivo pra escolas e professores e uma contribuição importante para conscientizar as novas gerações sobre a responsabilidade no trânsito”, considera o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Gustavo Carneiro Leão.
De acordo com o gerente da EPT, Ivson Correia, não houve ordem de classificação, foram destacados 10 projetos em todo Brasil. Sete do estado de São Paulo, um de Santa Catarina e os dois pernambucanos. Este ano o programa contou com 155 projetos, 264 escolas e 455 professores inscritos em Pernambuco e envolveu 41.200 alunos diretamente. No Brasil foram 441 projetos, 3.640 professores, 785 escolas e 109.195 alunos.
Toritama e Paulista integram o programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), composto por uma rede de educadores voltada para promover ações de educação para o trânsito em escolas públicas estaduais. Em Pernambuco, o PAT é desenvolvido pela EPT, que integra a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE. Desde a sua implantação o projeto já alcançou 60 cidades e atingiu, em cinco anos, mais de 940 mil alunos da educação básica.