Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Uma maratona de educação para o trânsito ocupa o mês de novembro com atividades em escolas do Recife e Região Metropolitana. A programação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), inclui contação de histórias, jogos educativos, palestras, simulador de direção e óculos que simulam embriaguez e apresentam realidade alterada. Até o final do mês, cerca de 10 colégios vão participar das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional e Diretoria de Fiscalização do órgão, que devem atingir em torno de 1 mil estudantes do ensino infantil e fundamental.
A parte dos jogos é desenvolvida no espaço interno de um caminhão preparado especialmente para as brincadeiras. São utilizados três tipos de jogos, que além da diversão, instruem a garotada sobre a necessidade de um trânsito mais humano. Um deles trata de equipamentos de segurança, outro aborda a harmonia no trânsito, e o terceiro expõe como pensar a cidade com foco nas pessoas. Também há contação de histórias, sempre tendo o trânsito como protagonista do enredo. Os jogos são uma espécie de quebra-cabeça, com peças imantadas que criam imagens ao serem unidas nas laterais internas do veículo, formando cenas de trânsito.
Já o uso do simulador de direção, sob a Chefia de Fiscalização, oferece aos alunos uma visão aproximada das condições de direção, estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, permite visualizar situações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. “O emprego do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas”, esclarece o gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT), Ivson Correia. Tais atividades integram o Programa Jovem Cidadão, que oferecer mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de dirigir.
A programação inclui ainda, a utilização dos óculos que simulam embriaguez. A peça provoca sensação de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. Também está inserido na estratégia de formação de condutores mais conscientes, a utilização dos óculos de realidade alterada, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, saindo de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e trafegando por ruas e avenidas até finalizar de forma trágica. O simulador e os óculos são utilizados com os alunos a partir do ensino fundamental.
Para o diretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, as ações atingem crianças e adolescentes, com o intuito de formar condutores mais atentos às regras de trânsito. Além disso, também é reforçada a importância de respeitar pedestres, ciclistas e motociclistas, como atitude para transformar o trânsito em um lugar melhor para todos. “Dessa maneira podemos pensar em ruas e avenidas mais humanizadas e seguras tanto para veículos, como para os demais atores que participam do trânsito, principalmente, nas grandes cidades e rodovias”, considera.
Escolas
O roteiro educativo inclui escolas públicas e particulares localizadas nos municípios de Moreno, São Lourenço da Mata, Paudalho e Recife. Em São Lourenço da Mata, a ação será na Escola Municipal Maria José de Souza, no bairro Parque Capibaribe, nesta sexta-feira (11), e no dia 18, chega a Paudalho, na Escola Municipal Manoel da Rosa, no Alto Dois Irmãos.
No Recife a programação ficou assim: dia 22, Escola Municipal 27 de Novembro, no Ibura; dia 24, Escola Municipal Clarice Lispector, no Ipsep; dias 28 e 29, Colégio Múltiplo Ensino, em Tejipió, e no dia 30, Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga. As primeiras atividades ocorreram no dia 3, no colégio Pinheiros, na Imbiribeira, e na Escola Municipal Baltazar Moreno, no Centro da cidade de Moreno.
Ainda em Moreno, além do Jovem Cidadão, a escola envolvida participa do programa Professor Amigo do Trânsito (PAT), voltado para instalar uma cultura de educação para o trânsito nas escolas públicas municipais. Em Pernambuco, no ano de 2021, foram 62 municípios participantes do PAT com um total de 494,9 mil alunos e 21,6 mil professores. A rede de colaboração desenvolvida pela EPT, de 2016 a 2021, atendeu mais de 600 mil alunos em municípios de diversas regiões estaduais.