Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Mais motociclistas trafegando com segurança nas ruas do Recife a partir da ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), realizada na manhã de hoje (11), com informações e instalação de antenas corta pipas. A peçade segurança reduz a possibilidade de ferimentos provocados pelo cerol (espécie de cola com vidro, aplicada nas linhas de pipas). A blitz educativa reuniu, na avenida José Estelita, bairro de São José, técnicos e parceiros do Detran-PE levando ainda, dicas de segurança e formas de prevenção de acidentes.
Durante a operação foram instaladas 300 antenas corta pipas nas motocicletas que circularam pelo local. Além disso, os motociclistas receberam informações sobre a forma correta de usar o capacete, com o visor fechado e a cinta jugular atacada, como forma de garantir mais segurança. Também foram orientados a trafegar seguindo as regras de trânsito e respeitando a velocidade máxima permitida.
As atividades na manhã de hoje foram desenvolvidas por técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do órgão e agentes da Diretoria de Fiscalização. A instalação das antenas ocorreu em parceria com a Disnove/Yamaha e Honda. Ação semelhante já foi executada pelo Detran-PE em outras localidades totalizando cerca de 2 mil antenas instaladas nos últimos meses.
Os ferimentos causados por cerol são graves e geralmente atingem em maior número o pescoço, local de passagem de artéria de grande calibre. O corte pode provocar sangramento intenso e causar morte em poucos minutos. Há casos de perda da visão, quando a linha atinge os olhos e o motociclista está sem proteção. Ainda integrou a ação, o Detran Itinerante, caminhão adaptado para atendimento externo ao público. Nele foi possível abrir renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhar processos, emitir taxas, realizar agendamentos e emitir determinados documentos relacionados a veículos.
Odiretor-presidente do Detran-PE, Gustavo Carneiro Leão, explica que a blitz contribui para conscientizar e evitar possíveis acidentes, alertando sobre os riscos que a linha com cerol pode provocar. Também participaram da ação, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).