FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE
Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)
Durante dois dias, nesta quarta (1º) e quinta (2), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio da Diretoria de Gestão/Recursos Humanos e do Testa PE, realizou 347 exames para Covid-19 com servidores e usuários do órgão. Todos os exames apresentaram resultado negativo. A testagem ocorreu de forma voluntária, em dois pontos na sede do órgão, localizada no bairro da Iputinga, Recife. Para o público em geral a coleta foi realizada ao lado do casarão existente na entrada do Detran, e para os servidores, numa área reservada internamente. O Testa PE é um programa de testagem em massa da população para ampliar a detecção da Covid-19.
A ação foi realizada por meio de Testes Rápidos de Antígeno (TR-Ag), que permite conhecer o resultado em cerca de 30 minutos. O supervisor de segurança do Detran-PE, Cassiano Ricardo, que já tomou duas doses da vacina, e já foi infectado pela Covid-19 anteriormente, foi um dos testados. “É a segunda vez que faço, acho importante para garantir mais segurança”, afirmou.
O teste rápido de antígeno é feito por meio de coleta de material biológico da nasofaringe (nariz e garganta). Para a retirada do material é utilizado um cotonete nasal. O teste pode ser feito por pessoas assintomáticas ou com sintomas, ou ainda que tenham tido contato com indivíduos com suspeita ou casos confirmados de infecção. Comemorando o resultado negativo, o motorista Antônio Rodrigues, também realizou o teste pela segunda vez. Ele tomou as duas doses da vacina e já agendou a dose de reforço. “É bom testar para conferir e não deixar dúvida”, disse.
Para o diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, com a testagem “é possível confirmar novos casos e, com isso, desenvolver iniciativas que contribuam para evitar a transmissão entre a população”. No Detran-PE, as ações de combate e prevenção à Covid-19, visando a proteção de servidores e da população, incluem o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, disponibilização de álcool 70º, divisórias em acrílico nos pontos de atendimento e higienização dos espaços.
Com o público externo foram efetuados 138 testes, 73 no primeiro dia e 65 no segundo. Jadianne Ferreira, da Vigilância Sanitária, considerou boa a demanda. “No primeiro dia a procura foi um pouco maior, mas bem satisfatória, considerou. Por parte dos servidores houve procura maior, foram 99 exames no primeiro dia e 110 no dia seguinte.
O Testa PE atua por meio de três eixos para ampliação de exames: aumento da testagem em serviços de saúde; busca ativa de novos casos em locais com grande circulação de pessoas; parceria com o setor público, privado e terceiro setor, tendo como alvo os trabalhadores. O teste rápido também contribui para agilizar o atendimento do paciente com quadro suspeito da Covid-19 e o tratamento dos casos confirmados.