FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305) 

Diversas opções de decoração e objetos artesanais, compõem a Feira de Artesanato do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), organizada pela Diretoria de Gestão/Recursos Humanos, por meio da Unidade de Benefícios, que acontece nesta terça (23) e quarta (24), na sede do órgão, no bairro da Iputinga, Recife. Aberta ao público, a feirinha conta com 10 estandes para comercialização de peças produzidas por servidores do Detran, e funciona das 8h às 13h, ao lado do casarão existente na entrada do departamento. Para quem busca principalmente produtos natalinos, é uma opção viável, uma vez que entre os produtos à venda também existem materiais natalinos com preços acessíveis, criatividade e boa qualidade. O diretor presidente do Detran-PE, Roberto Fontelles, visitou o espaço, que também recebeu o diretor geral do órgão, Sebastião Marinho.

Com apenas um giro rápido pela área, o visitante se surpreende com a criatividade dos artesãos e com a variedade de possibilidades para compra. Nas barraquinhas estão expostas velas artesanais, passadeiras para mesas, arranjos para árvores de natal, guirlandas, peças natalinas avulsas, arte em metal, bonecas de pano, jogos americanos e abajures, além de doces e bolos. Tanto quanto a variedade de produtos, os preços também são diversificados, com obras que partem dos R$10,00 até algumas em torno de duas centenas de reais. Para facilitar a comercialização, em muitas barracas o pagamento pode ser efetuado por meio de Pix.

Entre as opções, está o trabalho produzido por Sônia Maria, que enfeita a barraquinha com peças em tecidos, como passadeiras e laços decorativos para árvores. Em outra, fica a produção de Joelma Torres, que expõe toalhas, porta-óculos e jogos americanos ou “sousplat”. Com obras em madeira, Joel Maurício trouxe abajures e mini adegas. “Aqui temos somente parte da produção para se adequar ao espaço e não dificultar o transporte”, explica o artista. Já a barraca de Walkiria Alencar é repleta de guirlandas, dos mais diversos modelos. “Toda a produção é feita com material reciclado”, conta a artesã. Todas trazem uma característica regional, como por exemplo, o uso de estopas, fios e barbantes.

Ao circular pela feira, o diretor presidente do Detran-PE comemorou a volta do evento que esteve suspenso por mais de um ano, devido à pandemia da Covid-19. “Essa retomada é importante para revigorar os negócios e incentivar a produção dos artistas”, comentou Fontelles. Já o diretor geral destacou a criatividade dos trabalhos. “Com materiais simples, são produzidas belas obras”, considerou Marinho. A feira conta com trabalhos dos artesãos Djalma Santos, Edevaldo Souza, Jackson Soares, Joel Maurício, Joelma Torres, Joseane Lima, Reilza Marques, Sônia Maria, Virgínia Valdomiro e Walquíria Alencar.

 

Voltar ao topo da página.