FOTOS: Divulgação // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)

Equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) registraram oito casos de desrespeito ao uso de estacionamento prioritário em ação neste final de semana (22 e 23), no Shopping Camará. Já no Shopping Plaza, 13 motoristas não cumpriram as regras de estacionamento. Nos dois casos, eles receberam uma “Multa Moral” (quando ocorre o registro simbólico com informações educativas e sem valor legal), como ação das atividades do Maio Amarelo, movimento em prol da conscientização de segurança no trânsito, que este ano aborda “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Junto com a Multa Moral, quem não respeitou a legislação encontrou no para-brisa uma mãozinha com o polegar para baixo, como sinal de reprovação.

No caso do Camará, os educadores do Detran-PE contaram também com a participação da Guarda Municipal de Trânsito de Camaragibe (BGTran), que emitiu 16 credenciais de regularização de estacionamento. Enquanto alguns não respeitam as vagas, outros cumprem a legislação. Nesse caso, foram 27 veículos dentro da regra, no Shopping Camará, e outros 54, no Plaza. Para eles, o para-brisa estava marcado com o sinal de legal, como incentivo à boa conduta. As ações ocorrem durante todos os finais de semana de maio em shoppings da Região Metropolitana do Recife.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo nas vagas reservas às pessoas com deficiência ou idosos, implica numa infração gravíssima. A multa é de R$ 293,47 com sete pontos na carteira de habilitação. Durante todo o trabalho, as equipes do Detran-PE, estão usando equipamentos de proteção individual, utilizando álcool 70% e respeitando a distância recomendada, conforme as normas sanitárias.

Voltar ao topo da página.