Arte: Luiz Rabelo // DETRAN-PE

 

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)

O mês de maio, além de reservado para a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar sobre a segurança no trânsito, também marca o Dia do Automóvel, comemorado nesta quinta-feira (13). A data, instituída em 1934 pelo presidente Getúlio Vargas, está oficializada no Decreto Nº 24.224 de 11/05/1934, e, inicialmente, foi denominada Dia do automóvel e da estrada de rodagem.

Dentro da programação do Maio Amarelo, o registro realizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE, destaca que é mais uma oportunidade para lembrar da necessidade de respeitar a sinalização, os limites de velocidade, a atenção a ciclistas e pedestres e de manter os devidos cuidados com as boas condições do automóvel na condução diária.

            A origem do Dia do Automóvel não é muito precisa, possui versões diferentes. Em uma, consta que teria sido uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent Motorwagem. Em outra, versa que foi para destacar a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil, a rodovia que faz a ligação entre o Rio de Janeiro e Petrópolis. A via tem 66km de extensão e foi inaugurada em 13 de maio de 1926.

            Como programação do Maio Amarelo, durante todo o mês, o Detran-PE, tem desenvolvido iniciativas que buscam garantir uma convivência segura no trânsito. As atividades priorizam o formato on-line devido à pandemia ou tipo drive-in, porém, respeitando todas as normas sanitárias de distanciamento e recomendações médicas, como uso de máscara, álcool em gel 70% e luvas, quando necessário. Como parte das ações, alguns prédios públicos estão com iluminação na cor amarela, colocação de faixas referentes ao movimento em pontos de destaque e parceria com autoescolas e entidades credenciadas.

Voltar ao topo da página.