Todas as ações presenciais do “Maio Amarelo” em Pernambuco foram transferidas para o mês de setembro. A decisão, firmada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), em consonância com as determinações do Governo de Pernambuco, Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Associação Nacional de Detrans (AND), priorizou a prevenção ao contágio com o coronavírus. O movimento anual, que tradicionalmente ocorre no mês de maio, consiste em campanha que mobiliza a sociedade com ações em ruas, rodovias e espaços públicos, direcionadas para a segurança no trânsito.
Durante o mês de maio serão divulgados materiais exclusivamente para mídias sociais. Este ano, o tema da campanha é: “Perceba o risco. Proteja a vida”. As demais ações, como caminhadas, blitz, palestras e seminários, só serão desenvolvidas na segunda etapa, em setembro. O Detran-PE optamos pelo adiamento, considerando o momento atual, que necessita do isolamento social como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus.
Pernambuco é um dos estados mais atuantes em relação ao “Maio Amarelo”. Em 2019 realizou 123 ações, com mais de 25 mil pessoas abordadas diretamente. Foram 14 blitz educativas, palestras voltadas para crianças e jovens de escolas públicas e privadas, 19 palestras sobre segurança no trânsito para empresas, oito cursos de direção defensiva para motoristas de aplicativos, 15 ações em shoppings, além de atividades educativas em 26 bares do Recife e Olinda e formação de professores e instrutores de Centros de Formação de Condutores, além de mini palestras diárias ministradas por psicólogos, médicos e pedagogos para usuários do Detran-PE.
O “Maio Amarelo” foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes no transito.