Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    Veículos

    Atrasei o pagamento das taxas de licenciamento. Posso pagá-las com os mesmos boletos? Há cobrança de multa e juros pelo atraso?

    Apenas sobre IPVA (Imposto sobre propriedade de veículo automotor) incide cobrança de multa de 1% ao mês e juros diários de 0,25%. Portanto, deverá emitir um novo boleto com o valor atualizado através do site ou em um ponto de atendimento do DETRAN-PE. As demais taxas poderão ser pagas com os mesmos boletos até o último dia do ano.

    Bateram no meu veículo e fugiram para não se responsabilizar pelos danos causados. Como devo proceder para localizar o responsável e exigir o reparo dos danos?

    Em tal situação o primeiro passo é procurar uma Delegacia Especializada de Polícia Civil para Registrar a Ocorrência. Após isso, deverá procurar a Justiça para acionar o causador do dano. Adiantamos que, com 01(uma) via do BO (Boletim de Ocorrência) mais a Certidão de propriedade do Veículo causador do Acidente, poderá entrar com uma Reclamação no Juizado Especial de Pequenas Causas.

    Quitei todo o débito do financiamento do meu veículo junto à financeira. Deve informar ao Detran?

    Após quitar todo o débito com o banco que financiou o veículo, o mesmo informará ao sistema, interligado com o DETRAN, chamado GRAVAME. No entanto, após o banco dar baixa no GRAVAME, o proprietário do veículo deverá se dirigir ao DETRAN para realizar o serviço de baixa de GRAVAME. 

    Para isso, deverá fazer vistoria no veículo e apresentar o CRV (Certifidao de registro do Veículo) original e sem estar preenchido, originais e cópias de documento de identificação e CPF ou da CNH.

    Estou conduzindo o veículo com o CRLV do exercício anterior. Devo conduzir o veículo portando as taxas pagas para fins de comprovação?

    Com a edição da Resolução CONTRAN nº 205/06 não é mais obrigatório o porte dos comprovantes de pagamento, devendo o condutor portar o CRLV do exercício anterior até a quitação completa dos encargos e recebimento do CRLV do exercício vigente, conforme calendário de Licenciamento do estado de Pernambuco, e em relação aos veículos de outras Unidades da Federação o Calendário de Licenciamento para fins de fiscalização continuará sendo previsto na Resolução CONTRAN nº 110/ 00.

    Obs.: Lembramos que constitui infração de trânsito prevista nos artigos 230 V e 232 do CTB, conduzir veículo sem que o mesmo esteja devidamente licenciado e/ou sem o porte dos documentos obrigatórios.

    Comprei um carro zero quilômetro e quero saber quantos dias posso andar com ele antes de ir ao DETRAN para registrá-lo?

    O prazo para transitar com veículo zero quilômetro, antes do registro e licenciamento de veículo, é de 15 (quinze) dias consecutivos, desde que portando a nota fiscal (de acordo com a Resolução nº 004/1998-CONTRAN, modificado pelo Resolução 269/2008-CONTRAN).

    Obs.: Este prazo é para transitar com o veículo até o órgão de trânsito para fins de registro.

    Vendi meu veículo e entreguei toda documentação para o comprador efetuar a transferência. Devo comunicar ao DETRAN?

    De acordo com o CTB, no seu art.134, o proprietário do veículo, ao executar uma venda/transferência de propriedade, tem por obrigação comunicar ao Órgão de Trânsito tal situação. Para isso, deverá preencher devidamente o CRV(Recibo) com os dados do comprador: Nome, endereço,Identidade,CPF), assinar conjuntamente nos espaços especifícos (Comprador/Vendedor), reconhecer sua firma em Cartório, tirar cópia e autenticá-la, e apresentar ao DETRAN. 

    Mudei de residência. Como faço para atualizar o endereço no cadastro de veículos?

    Confira as Informações na seção Como Fazer < Atualização/Alteração de Endereço.

    Como se calcula o valor do IPVA?

    Confira as Informações na seção Licenciamento/IPVA.

    Quais os casos de isenção do IPVA?

    Confira as Informações na seção Licenciamento/IPVA.

    Após quitar os débitos do exercício de um veículo e o proprietário do veículo tiver falecido, os herdeiros poderão solicitar a emissão do CRLV?

    Os herdeiros devidamente documentados (cópias de certidão de Casamento, Óbito, Certidão Nascimento dos filhos, CPF, Identidade) poderão solicitar a emissão do CRLV do veículo na Unidade de Registro de Veículos na Sede do DETRAN/PE.

    E para solicitar a transferência de propriedade de veículo cujo proprietário já faleceu?

    A Transferência de propriedade de veículos cujo proprietário tenha falecido, somente poderá ser feita após a conclusão do inventário, homologado pelo Juiz ou com apresentação da Autorização Judicial.

    Como transportar crianças no veículo?

    Crianças até 1 ano de idade devem ficar no Bebê Conforto voltadas para o vidro traseiro, com leve inclinação, sempre no banco de trás; de 1 até 4 anos de idade deverão usar a cadeira de segurança; de 4 até 7 anos e meio deverão ficar num assento de elevação preso ao banco traseiro com cinto de três pontos; acima de 7 anos e meio até 10 anos devem andar com cinto de segurança no banco traseiro.