Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    Habilitação

    Há algum prazo de tolerância para poder dirigir com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida, enquando a nova não é emitida?

    De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estará cometendo infração o condutor que estiver dirigindo veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias. Portanto, há um prazo de 30 dias após o vencimento da CNH para poder dirigir utilizando-a.

    * Artigo 162, inciso V: Dirigir veículo com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias:

    Infração - gravíssima;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

    Enquanto aguardo a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) posso dirigir portando somente o protocolo de renovação da CNH, Boletim de ocorrência (caso a CNH tenha sido extraviada) ou algum documento fornecido pelo DETRAN?

    Não. A CNH é documento de porte obrigatório pelo condutor. Sua falta, no ato de uma fiscalização, é motivo de autuação.

    *Resolução nº 205/2006: Art. 1º Os documentos de porte obrigatório do condutor do veículo são:

    Autorização para Conduzir Ciclomotor - ACC, Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH, no original.

    *Art. 232. Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório referidos neste Código:

    Infração - leve.
    Penalidade - multa.
    Medida administrativa - retenção do veículo até a apresentação do documento.

    Minha Carteira Nacional de Habilitação - CNH é de outro Estado. Posso transferir e realizar um serviço no DETRAN-PE?

    Sim. Para realizar a transferência da CNH deverá se dirigir a um ponto de atendimento do DETRAN e solicitar o serviço de Averbação. Se não houver nenhum impedimento, o registro da CNH será transferido para o DETRAN-PE e poderá realizar o serviço desejado.

    Minha Permissão para Dirigir está vencendo. O que devo fazer para tirar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH definitiva?

    Deverá comparecer pessoalmente em um ponto de Atendimento do DETRAN, munido(a) de documento de identificação e CPF ou Permissão para Dirigir originais. A Carteira Nacional de Habilitação (definitiva) somente poderá ser obtida, se no prontuário não houver registro de infração grave ou gravíssima ou de reincidência de infração média.

    Obs: Somente poderá fazer a solicitação a partir do dia seguinte ao vencimento da Permissão Para Dirigir.

    Minha Carteira Nacional de Habilitação - CNH está vencida ou a vencer. Preciso fazer alguma prova ou curso de reciclagem?

    Para renovar a CNH, se o condutor habilitou-se antes de 22/01/1998, deverá fazer 15 (quinze) horas de curso de atualização em direção defensiva e primeiros socorros em um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou poderá optar por estudar e fazer, gratuitamente, uma prova de 30 (trinta) questões em um ponto de atendimento do DETRAN-PE. O condutor que optar pela prova terá que atingir 70% de aproveitamento (21 questões) para sua aprovação.

    A Carteira Nacional de Habilitação - CNH serve como documento de identificação?

    Sim. Desde que a CNH não esteja vencida, é documento de identificação válido em todo território nacional.

    Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

    Posso realizar serviço de Renovação da CNH pela internet?

    Sim. Já é possível abrir o serviço de Renovação de CNH por meio do site do DETRAN-PE. O serviço pode ser feito totalmente online com exceção de duas etapas que, por determinação da legislação de trânsito, devem ocorrer, obrigatoriamente, de forma presencial: a fotografia e a coleta eletrônica de impressões digitais (biometria). Porém, o atendimento para estas duas etapas ocorre de uma só vez e pode ser agendado por meio do site do DETRAN-PE.

    E quais os serviços que posso realizar pela internet?

    Renovação da CNH  e CNH definitiva. A pessoa pode escolher o local para recebimento, e no dia que for receber deverá apresentar a documentação necessária.

    Existe agendamento online para atendimentos de Habilitação?

    Sim. A lista dos serviços de Habilitação, para os quais o atendimento presencial pode ser previamente agendado está disponível no site www.detran.pe.gov.br.