Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    Inspeção semestral obrigatória

    A cada seis meses, os veículos de motofrete devem passar por inspeção obrigatória realizada pelo DETRAN-PE. O calendário é prévia e amplamente divulgado pelo DETRAN-PE.

    Motofretes de Recife

    • Os motofretes registrados em Recife devem fazer a inspeção na sede do DETRAN-PE (bairro da Iputinga, zona oeste da cidade). Neste caso, a inspeção ocorre aos sábados.

    Demais localidades

    • Os motofretistas registrados nos demais municípios deverão se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) mais próxima, conforme calendário prévia e amplamente divulgado pelo DETRAN-PE.

    Documentos Necessários

    • Original e cópia da CNH do condutor ou cópia autenticada, constando no campo de observações o curso especializado de motofretista e atividade remunerada.
    • Original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) frente e verso.

    Equipamentos obrigatórios

    • O veículo de motofrete deve possuir, a exemplo de qualquer tipo de veículo, os equipamentos obrigatórios definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela legislação de trânsito específica.
    • Além disso, deve manter as características do fabricante ou as alterações que tenham sido devidamente aprovadas e regularizadas junto ao DETRAN/PE. Confira os equipamentos específicos:
    Para o veículo Para o motofretista
    O veículo de motofrete deve ser dotado de compartimento fechado para o transporte de cargas, a exemplo de baú, grelha, carro lateral (sidecar), na forma estabelecida pelo CONTRAN. Colete de segurança, dotado de dispositivos retrorrefletivos, na cor laranja, contendo o número de Autorização, a inscrição da palavra FRETE, a logomarca da prefeitura (quando exigido pela legislação municipal) e espaço específico localizado na parte das costas, em forma de bolso e confeccionado em material plástico transparente.
    O veículo de motofrete deve ter instalado dispositivo de proteção para pernas e motor do veículo (popularmente conhecido como mata-cachorro), bem como dispositivo aparador de linha (antena corta-pipa), fixado no guidon do veículo capacete motociclístico, com viseira ou óculos de proteção em cristal transparente, dotado de dispositivos retrorrefletivos, contendo o número da Autorização, a inscrição da palavra FRETE e o símbolo da prefeitura (quando exigido pela legislação municipal)
      Calças compridas de material resistente, tipo jeans ou brim.
      Camisa de manga e sapatos fechados ou botas, preferencialmente de cano longo. Utilização de luvas, cotoveleiras e joelheiras.