Inspeção semestral obrigatória

A cada seis meses, os veículos de motofrete devem passar por inspeção obrigatória realizada pelo DETRAN-PE. O calendário é prévia e amplamente divulgado pelo DETRAN-PE.

Motofretes de Recife

• Os motofretes registrados em Recife devem fazer a inspeção na sede do DETRAN-PE (bairro da Iputinga, zona oeste da cidade). Neste caso, a inspeção ocorre aos sábados.

Demais localidades

• Os motofretistas registrados nos demais municípios deverão se dirigir à Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) mais próxima, conforme calendário prévia e amplamente divulgado pelo DETRAN-PE.

Documentos Necessários

• Original e cópia da CNH do condutor ou cópia autenticada, constando no campo de observações o curso especializado de motofretista e atividade remunerada.
    • Original e cópia do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLV) frente e verso.

Equipamentos obrigatórios

• O veículo de motofrete deve possuir, a exemplo de qualquer tipo de veículo, os equipamentos obrigatórios definidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela legislação de trânsito específica.
    • Além disso, deve manter as características do fabricante ou as alterações que tenham sido devidamente aprovadas e regularizadas junto ao DETRAN/PE. Confira os equipamentos específicos:
    Para o veículo Para o motofretista
    O veículo de motofrete deve ser dotado de compartimento fechado para o transporte de cargas, a exemplo de baú, grelha, carro lateral (sidecar), na forma estabelecida pelo CONTRAN. Colete de segurança, dotado de dispositivos retrorrefletivos, na cor laranja, contendo o número de Autorização, a inscrição da palavra FRETE, a logomarca da prefeitura (quando exigido pela legislação municipal) e espaço específico localizado na parte das costas, em forma de bolso e confeccionado em material plástico transparente.
    O veículo de motofrete deve ter instalado dispositivo de proteção para pernas e motor do veículo (popularmente conhecido como mata-cachorro), bem como dispositivo aparador de linha (antena corta-pipa), fixado no guidon do veículo capacete motociclístico, com viseira ou óculos de proteção em cristal transparente, dotado de dispositivos retrorrefletivos, contendo o número da Autorização, a inscrição da palavra FRETE e o símbolo da prefeitura (quando exigido pela legislação municipal)
      Calças compridas de material resistente, tipo jeans ou brim.
      Camisa de manga e sapatos fechados ou botas, preferencialmente de cano longo. Utilização de luvas, cotoveleiras e joelheiras.