Casos especiais

Proprietário analfabeto

• No caso de proprietário analfabeto, cujo documento de identificação traz impressão digital no lugar da assinatura, o atendimento somente será feito através de Procuração Pública.

Proprietário falecido

• A Transferência de propriedade de veículos cujo proprietário tenha falecido, somente poderá ser feita após a conclusão do inventário homologado pelo Juiz ou com apresentação da autorização judicial.

Menores de 18 anos/absolutamente incapazes

• Deve-se apresentar a documentação básica que consta no item "documentos básicos".
      O CRV original (recibo) deve ser assinado pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida por verdadeira ou autêntica, ou através de autorização judicial.

Leilão Público ou particular

• Além da documentação que consta no item Documentos Necessários, deve ser apresentada a documentação referente à compra realizada no Leilão (nota de venda, recibo do Leiloeiro Oficial e Edital de Publicação, Termo Judicial de Reintegração de Posse ou Termo de Devolução Amigável, se for o caso).
    • Em se tratando de leilão promovido por órgão público, sem a participação de leiloeiro oficial, serão exigidas cópias da lei que autorizou o leilão, do edital e da ata da realização do leilão, todos devidamente autenticados. No caso de leilão realizado por prefeituras municipais, também é preciso apresentar a Lei Orgânica do Município.
    • Em se tratando de leilão promovido por Empresa Privada, a nota de venda deve ser acompanhada por decalque ou anotação do número do motor, atestados pelo Leiloeiro.

Veículo Financiado

• Deve-se apresentar a documentação que consta no item Documentos Necessários.
    • Antes de procurar o DETRAN-PE para efetuar a transferência de veículo financiado, verifique junto ao banco no qual foi feito o financiamento se ele já prestou as devidas informações ao Sistema Nacional de Gravame (SNG). Caso não tenha sito feito este procedimento, solicite à instituição bancária que o execute.

Veículo já blindado

Para efetuar a transferência de propriedade de veículos já blindados (blindagem realizada dentro das normas), é necessário comparecer à sede do DETRAN-PE. Para isso, agende Atendimento com Vistoria.

Os documentos necessários são os seguintes:

• Documento oficial de identificação com foto/CPF ou CNH (cópia e original).
    • Autorização para transferência de blindados, obtida junto à Unidade de Fiscalização das Atividades Licenciadas e Ordem Pública (UNIFALOP), da Polícia Civil. Para saber o que é necessário fazer para obter esta autorização, entre em contato com a UNFALOP. Confira o endereço e telefones aqui.
    • Laudo da vistoria realizada.
    • Certificado de Registro do Veículo (CRV, conhecido também como DUT ou recibo).
    • Demais comprovantes de pagamento de taxas.

Informações gerais sobre Mudança de Proprietário (transferência de propriedade) aqui.

Caso esteja à procura de informações sobre editais de leilões, clique aqui.

Caso esteja à procura de informações gerais sobre veículos blindados, clique aqui.