Informações gerais

• Nos municípios que têm seu próprio órgão de trânsito (integrados ao Sistema Nacional de Trânsito), a exemplo de Recife, Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina, a credencial para Estacionamento Especial deve ser obtida no respectivo órgão de trânsito. Confira a lista dos municípios pernambucanos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito aqui.
    • Para saber informações sobre o cadastro para Estacionamento Especial em Recife, clique aqui.
    • A credencial para estacionamento especial é obtida mediante assinatura de um termo de responsabilidade.
    • Não é preciso fazer outra credencial caso haja mudança de município. A credencial obtida no órgão de trânsito municipal ou no DETRAN-PE, conforme o caso, terá validade em todo o território nacional.
    • Assim como a Carteira de Habilitação, a credencial de estacionamento especial tem prazo de validade definido pelo órgão de trânsito e deve ser renovada quando a validade terminar.
    • Quem utilizar xérox da credencial, rasurá-la ou estacionar o veículo na vaga especial sem que o veículo esteja transportando idoso, gestante ou pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção terá a credencial suspensa ou cassada.
    • A credencial de estacionamento especial não deve ser confundida com o talão de zona azul, obtido, normalmente, no órgão de trânsito municipal.
    • O motorista que estaciona em vaga especial sem credencial comete infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47, além de somar 7 pontos à Carteira Nacional de Habilitação e ter o veículo removido.

Base legal

• Resolução 019/2018, do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Importante

Os moradores dos municípios que não possuem órgão de trânsito próprio (municípios não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito) têm duas opções:

• Dirigir-se à sede do DETRAN-PE.
    • Dirigir-se a uma das Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs) Especiais. Confira a lista das CIRETRANs Especiais na seção Pontos de Atendimento.
    • Se você estiver visualizando o site pelo celular/smartphone, deslize o dedo sobre a tela para acessar mais informações sobre este serviço.

Outras informações sobre Estacionamento em vagas especiais aqui.