Informe a placa e clique no botão abaixo para consulta sobre Licenciamento e multas.
Digite uma placa

mais serviços sobre Veículo

Informe o CPF e clique no botão para consulta sobre emissão da CNH, pontuação, etc:
Digite um CPF

mais serviços sobre Habilitação

Informe o protocolo:
Digite um protocolo
Acompanhe o andamento de processos relativos a Veículos, Habilitação e Infrações, além de avisos sobre pendências e prazos.

    Informações gerais

    Após fazer a abertura do serviço no site do DETRAN-PE e pagar as taxas, o candidato a Mudança ou Adição de Categoria deverá cumprir as seguintes etapas:

    1. Realizar a Biometria e captura de imagem (Foto).
    2. Realizar o exame Médico e o Exame Psicológico (caso exerça Atividade Remunerada).
    3. Procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) Credenciado ao DETRAN/PE para ter a Instrução Prática.
    • O agendamento dos Exames médico e/ou psicológico é pré-pago. Só será possível agendar os exames após o pagamento da(s) taxa(s) e compensação bancária.
    • O sistema só deixa visíveis as localidades para as quais existe disponibilidade de vagas no momento do agendamento. Caso o cidadão deseje agendar atendimento para outra localidade, deverá retornar depois e verificar se foram disponibilizadas novas vagas.
    • Após o pagamento das taxas e compensação bancária, acesse, novamente, no site www.detran.pe.gov.br, o serviço de Renovação de CNH para realizar o agendamento dos Exames médico e/ou psicológico.
    • Caso o usuário falte ao(s) exame(s), só será possível fazer um novo agendamento após o pagamento da taxa de Remarcação por falta.
    • É possível cancelar o(s) exame(s) até o dia anterior à data do agendamento.

    Requisitos

    Para se candidatar a Adição ou Mudança de Categoria da CNH, é necessário observar os seguintes requisitos:

    • Mudança para Categoria "C": o candidato deverá estar habilitado no mínimo há 01 ano na categoria "B".
    • Mudança para Categoria "D": o candidato deverá ter 21 anos completos e no mínimo 02 anos de categoria “B” ou um ano de categoria "C".
    • Mudança para Categoria "E": o candidato deverá ter 21 anos completos e no mínimo 01 ano de categoria "C" ou 01 ano de categoria "D".

    Carga Horária


    Importante

    • Caso a imagem capturada, por meio de fotografia, não possua o percentual de similaridade exigido, conforme padrões técnicos estabelecidos pelo DENATRAN, será analisada de maneira visual. Nesse caso, só após conclusão da análise da imagem e validação, será possível realizar o agendamento do exame médico e/ou avaliação psicológica.
    • A Mudança de Categoria da CNH, com ou sem Atividade Remunerada, para veículos das categorias C, D e E, requer a realização prévia do Exame Toxicológico (Lei Federal 13.103/2015). Mais informações na seção Como Fazer < Exame Toxicológico.
    • Parte da carga horária do Curso de Prática Veicular é composta por aulas em simulador de direção veicular, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito.