SERVIÇOS RESTRITOS

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Como fazer - Escola Pública de Trânsito

Criada pelo Decreto Nº 31.199, de 14 de dezembro de 2007, a Escola Pública de Trânsito do Estado de Pernambuco - EPT/PE, como uma gerência da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (DPCT) do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN/PE, tem o objetivo de promover cursos, ações e programas educativos, voltados para o exercício da cidadania no trânsito. A Escola foi oficialmente inaugurada em julho de 2010. De lá pra cá, já alcançou 392.031 cidadãos pernambucanos de todas as idades.

Acesse o site da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco aqui.

O que é?

Projeto desenvolvido pelo DETRAN-PE em parceria com o município de Paulista e a Confederação Brasileira de Automobilismo. Destinado a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (com idades entre 7 a 9 anos). Os alunos visitam o Kartódromo Tamboril em Paulista e participam de atividades lúdico-pedagógicas realizadas por arte educadores da Turma do FOM-FOM. A operação dura 2 horas e tem participação de 24 crianças. Os alunos vivenciam o papel de condutor (em carros elétricos), ciclista e pedestre, além de assistir ao esquete e participar de um jogo de perguntas e respostas. Um técnico do DETRAN/PE acompanha e coordena as atividades.

Como participar?

As escolas municipais podem se inscrever através da sua Secretaria de Educação, que solicitará ao DETRAN-PE a participação da instituição no projeto.

Importante

  • Só são disponibilizadas 48 vagas por dia (duas turmas de 24)
  • O projeto acontece no Kartódromo Tamboril, no município de Paulista
  • A Prefeitura Municipal deverá disponibilizar transporte para a vinda dos alunos ao Kartódromo e retorno dos mesmos à sua respectiva escola.
  • Horário: 9:00 às 11:00
  • Público Alvo: Alunos do 3º ano (Ensino Fundamental I)

O que é?

Um projeto voltado para alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos visitam o DETRAN-PE para participar de atividades de reflexão sobre os prejuízos que advém da associação do álcool e o ato de transitar. Entre as atividades que constam nesse projeto estão: palestra de sensibilização, prática no simulador de direção, visita ao pátio de exame e produção de vídeo para posterior postagem em rede social.

Como participar?

Solicitar agendamento através do e-mail jceptpe@gmail.com e aguardar confirmação por parte da equipe técnica.

Importante

  • Só são disponibilizadas 24 vagas por dia
  • O projeto acontece na sede do DETRAN-PE na Estrada do Barbalho 889, Iputinga, Recife.
  • O DETRAN-PE disponibiliza transporte para a vinda dos alunos à Sede do DETRAN-PE e retorno dos mesmos à sua respectiva escola.
  • Horário: 9:00 às 11:00
  • Público Alvo: Alunos do 9º ano (Ensino Fundamental II)

O que é?

O Projeto conta com professores das redes municipais dedicados exclusivamente à atividade de Educação para o Trânsito. A Presidência do DETRAN-PE envia ofício para as prefeituras divulgando o projeto e solicitando a indicação de um do professor denominado “Amigo do trânsito” para ser o colaborador no projeto. Após indicação, a equipe da Escola Pública de Trânsito (EPT) realiza uma formação para os professores indicados. A equipe monitora mensalmente o Projeto através de relatórios dos participantes. Os professores atuam em suas cidades com formação de professores, criando uma minirrede de educadores no município. O DETRAN-PE fornece material pedagógico para que o colaborador possa atuar no seu âmbito local. O Professo Amigo do Trânsito tem a missão de estimular os professores da rede municipal a desenvolverem projetos pedagógicos com a temática para participarem do Prêmio DETRAN-PE de Educação de Trânsito, que premia os trabalhos mais destacados no âmbito da educação de trânsito.

Como participar?

As prefeituras indicam via ofício um professor para participar da rede “Professor Amigo do Trânsito”.

Importante

  • As Prefeituras e o DETRAN-PE assinam um Termo de Cooperação para oficializar a parceria no Projeto
  • Os encontros de formação e socialização são realizados no Recife.
  • O DETRAN-PE NÃO arca com as despesas de estadia e deslocamento dos professores indicados pelas prefeituras.
  • Público Alvo: Professores da Rede Pública Municipal – Nível Fundamental.

O que é?

É um CONCURSO de produções escritas (redação, relato de experiência de prática educativa, e artigo científico) de estudantes e professores que participaram e/ou promoveram projetos de trânsito sobre a temática de educação para o trânsito.

Tem por objetivo incentivar estudantes a realizarem produções escritas com a temática de trânsito, estimulando-os a refletir sobre as questões de trânsito numa perspectiva da preservação de vidas de modo a contribuir para a adoção de hábitos e atitudes que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano. O projeto visa também valorizar o trabalho docente e despertar nos alunos dos cursos de Pedagogia e das Licenciaturas, o interesse pelo desenvolvimento de estudos e de pesquisas com conteúdos relativos à Educação para o Trânsito no âmbito do Estado de Pernambuco.

Como participar?

Os candidatos deveram se inscrever no CONCURSO pela internet, seguindo as orientações do edital. O DETRAN-PE informa através do seu website a abertura das inscrições.

Importante

  • A categoria redação é exclusiva para alunos do ensino médio da rede estadual.
  • As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet.

O que é?

O DETRAN-PE através de convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado, desenvolve várias atividades junto às escolas, entre elas, palestras para alunos do Ensino Médio de escolas estaduais. A Secretaria, através da Gerência de Políticas Educacionais para o Ensino Médio (GEPEM) faz o agendamento das palestras junto às escolas. Um técnico da Escola Pública de Trânsito se desloca até a instituição de ensino para realizar a palestra.

Como participar?

Caso alguma escola estadual deseje ser contemplada com a palestra para seus alunos, deverá entrar em contato com a GEPEM e solicitar ser incluída no agendamento.

Importante

  • As palestras são realizadas no horário de 9:00 às 16:00. Não podendo ser ultrapassado esse horário.
  • Público Alvo: alunos do ensino médio das escolas da rede de ensino estadual.

O que é?

A pedido das empresas, durante as suas respectivas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), o DETRAN-PE envia às empresas um técnico para ministrar palestra sobre a temática segurança de trânsito.

Como participar?

A empresa deverá enviar ofício para o e-mail palestras@detran.pe.gov.br solicitando a palestra, sugerindo uma data para a realização da mesma. Um técnico da Escola Pública de Trânsito entrará em contato com a empresa para concretizar o agendamento da palestra.

Importante

  • No ofício enviado pela empresa deverá constar todos os dados da empresa (endereço, telefone, e-mail, etc) a fim de facilitar o contato do técnico da EPT com a empresa. De preferência usar papel timbrado.
  • As palestras são realizadas no horário de 9:00 às 16:00. Não podendo ser ultrapassado esse horário.
  • Público Alvo: funcionários de empresas participantes das SIPATs

EPT