SERVIÇOS RESTRITOS

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Você está em: Página Inicial > Notícias e Mídias > Notícias > Projeto Desacelera do DETRAN ajuda candidatos à CNH
Projeto Desacelera do DETRAN ajuda candidatos à CNH

Foto: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima DRT/PE 1443

Data: 07/11/2018

O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, implantou hoje (07), o Projeto Piloto “DESACELERA – Mente Calma, Condução Tranquila”, com o objetivo de oferecer ao público que fará o Exame de Prática de Direção Veicular momento de acolhimento para orientações sobre o próprio exame e com técnicas de relaxamento, auxiliando no preparo psicológico dos candidatos para realização de sua avaliação e para que isto possa influenciar positivamente o seu resultado. O Projeto acontecerá por um período de 45 dias e serão três vezes por semana, sendo 2 turmas por dia do Grupo de Acolhimento com 15 candidatos cada, num  total de 24 turmas e 360 participantes.

Segundo a psicóloga Raquel Bertozi Lucchesi, Instrutora da Arte de Viver para Cursos e Eventos sobre Respiração e Meditação, cada turma do Grupo de Acolhimento terá a duração de 30 minutos de atividades, dentre as quais serão realizados alongamento e aquecimento corporal, como também serão desenvolvidas técnicas de respiração e meditação. Por se tratar de um piloto, ao término desse período, o Projeto passará por uma avaliação visando os possíveis ajustes que se farão necessários para a continuidade do mesmo em caráter permanente, lembrando que o projeto será realizado nas terças, quartas e quintas-feiras, como forma de fazer análise se o projeto foi exitoso, além disso, será aplicado um questionário ao candidato para saber sua opinião.

De acordo Ribeiro, o espaço visa proporcionar um momento de relaxamento e tranquilidade antes da realização da prova, objetivando reduzir o número de reprovação no órgão e melhorar a preparação pessoal dos futuros condutores. “Realizamos um levantamento interno e percebemos que os fatores que mais somam para a reprovação nos exames são o estresse, a preocupação e a tensão dos candidatos. Com esse projeto, queremos ajudar ainda mais a mudar essa realidade e contribuir para termos condutores mais preparados e conhecedores das leis de trânsito. Uma das prioridades do Governador Paulo Câmara é a educação e nele insere a educação no trânsito, onde técnicos da Coordenação de Educação para o Trânsito dão ênfase no uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; na perigosa da mistura fatal de álcool e direção; o uso do celular ao volante; o excesso de velocidade, além do respeito ao modal bicicleta”, destacou.

A candidata Regina do Nascimento (18), aprovou a iniciativa do Detran-PE e ressaltou a importância de ficar calmo antes de realizar o exame. “Participei do Projeto e recomendo que todos façam o mesmo, pois eu estava muito nervosa e ansiosa, e isso poderia ter me prejudicado na hora do teste, mas com os exercícios de respiração pude controlar meu nervosismo e ficar mais tranquila, o que acredito que ocasionou o meu sucesso”.

Já Anderson do Nascimento (18), falou que os exercícios de respiração e meditação ajudaram muito para que ele completasse o circuito exigido na prova prática de direção veicular. “Me ajudou a acalmar e esquecer a tensão quando entrei no carro para fazer a prova, me deixou mais seguro e, consequentemente, me fez lembrar o que aprendi na autoescola”.