FOTOS: Paulo Maciel // DETRAN-PE

Texto: Jô Lima (DRT/PE 1443) e Cristóvão Oliveira (DRT/PE 2305)   

Dentro das ações do Maio Amarelo 2022, que tem como tema: “Juntos salvamos vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), em parceria com a Secretaria de Saúde/Operação Lei Seca, Universidade de Pernambuco (UPE)/Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Departamento de Estradas de Rodagens (DER), estiveram hoje (03), no Hospital da Restauração, para alertar condutores de motocicletas em tratamento sobre cuidados no trânsito. A iniciativa partiu da constatação de que os motociclistas são vítimas em grande proporção de traumas físicos provocados pela conduta no trânsito.

A gerente de psicomédica do Detran-PE, Juliana Guimarães, e a professora da UPE, Gabriela Porto, visitaram a ala dos leitos com pacientes internados por ferimentos causados por sinistros no trânsito, principalmente motociclistas. A ação também reuniu psicólogas da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit). A iniciativa buscou levar mais informações sobre as formas de prevenção e cuidados para garantir maior segurança na condução de veículos, além de contribuir para reverter os índices de feridos e mortos por ocorrências no trânsito.

Números da OLS mostram que os flagrantes de alcoolemia no trânsito subiram 70% em 2021, comparado ao ano anterior. Em Pernambuco, 15% das mortes estão associadas ao consumo de álcool e direção, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa). Ainda com relação a sinistros no trânsito, o número de internações de motociclistas chegou a 71.344 ocorrências, nos sete primeiros meses de 2021, índice superior a 14,3% ao registrado em 2020 e 8,3% maior que o de 2019.


Maio Amarelo


Conforme informações do site Maio Amarelo, o movimento foi criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, com ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil. Para isso, a discussão é focada no tema segurança viária, com mobilização de toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para engajamento nas ações e propagação do conhecimento.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações em todo o mundo. Estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Os números também indicaram que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito aparecem como o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.