ACESSO RESTRITO

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

Banner
Banner
Banner
Banner
Você está em: Página Inicial > Educação > Campanhas > Campanhas Periódicas
Campanhas Periódicas

 

O DETRAN-PE desenvolve campanhas periódicas nos períodos em que são observados maior incidência de acidentes evitáveis no trânsito. Apoiado em estatísticas e agindo de acordo com o ditado popular de que é melhor prevenir do que remedir, as campanhas periódicas reforçam junto ao público a ideia de que a educação de trânsito não entra de férias.

Ação nas Praias

Volta às Aulas com Segurança

Carnaval

Semana Santa

São João

Festividades de Inverno

Semana Nacional de Trânsito

 

 


Ação nas Praias

No verão, o Detran-PE, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito, intensifica nos litorais Norte e Sul campanha de alerta ao perigo que envolve misturar bebida e direção, além de dar dicas de segurança no trânsito e levar mensagens de paz.

Como nessa época do ano existe um fluxo maior de veículos e pedestres nas vias, a estratégia é realizar nos principais focos de concentração das praias (beira-mar) contato direto com o público, ao estilo de um "arrastão", com a turma do Fom-Fom envolvendo a todos e prestando informações referentes ao tema através de panfletagem nas areias das praias, ruas, bares e restaurantes próximos.


Em 2009, a iniciativa contou por 12 artistas educadores e 8 músicos atingindo um total de 23 praias.

Relação das praias atingidas pela ação da Turma do Fom-Fom em 2009:

Ponta de Pedra
Carne de Vaca
Catuama
Itamaracá
Forte Orange
Pilar
Jaguaribe
Maria Farinha
Pau Amarelo
Janga
Olinda
Porto de Galinhas
Maracaípe
Serrambi
Gaibú
Calehtas
Itapuama
Barra de Sirinhaem
Tamandaré
São José da Coroa Grande
Boa Viagem
Piedade
Candeias

 

voltar

 

 

 


 

 

Volta às Aulas com Segurança

Tendo em vista o grande fluxo de veículos e pedestres em áreas próximas às escolas, especialmente no período de volta às aulas, e visando minimizar os engarrafamentos em seus entornos, o DETRAN-PE, através da Turma do Fom-Fom, orienta pais, professores e alunos quanto às regras de segurança no trânsito.

Dentre os temas destacados durante a campanha estão o uso do cinto de segurança e de medidas de retenção específicas à idade, peso e estrutura das crianças, utilização da faixa de pedestres, respeito à sinalização, observações e cuidados ao contratar serviço de transporte escolar,  e a importância de não atender ao celular enquanto estiver dirigindo.


Bairros atingidos em 2009:

Boa Viagem
Espinheiro
Casa Amarela
Várzea
Jardim Atlântico

 

voltar

 


 

Carnaval

Aproveitando a época de festa e tendo em vista os altos números de acidentes relacionados a trânsito, o DETRAN-PE coloca o bloco na rua com a Turma do Fom-Fom e circula entre as ruas da Região Metropolitana do Recife e também do Interior estimulando o consumo responsável de bebidas alcoólicas no Carnaval.

A Turma do Fom-Fom anima os foliões nas concentrações de agremiações com paródias abordando o perigo de misturar álcool e direção. Paralelamente a isso, a população é estimulada a usar, durante o Carnaval, táxi, ônibus ou metrô, ou ainda chamar um amigo da vez para levá-lo em casa com segurança.

 

voltar

 

 

 


 

 

Semana Santa

Durante a Semana Santa as ações educativas são reforçadas nas cidades do Interior que recebem maior fluxo de veículos, tais como Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus. Dentre os temas abordados estão direção defensiva/ prevenção de acidentes e pilotagem defensiva, ressaltando a importância das boas condições físicas e psicológicas dos condutores e motociclistas ao conduzir veículos.

 

voltar

 

 

 


 

 

São João

Dando continuidade às ações educativas, a Turma do Fom-Fom, durante as festividades do São João, migra para o Interior a fim de promover e sensibilizar a população acerca da responsabilidade de cada condutor no respeito às regras de trânsito.

 

voltar

 

 

 

 

 


 

 

Festividades de Inverno

Pernambuco nos meses de julho e agosto vira uma festa e as atenções voltam-se às cidades de clima frio,  Garanhuns, Pesqueira, Gravatá, Triunfo, onde são realizadas festas com atrações regionais e nacionais.

É nesse contexto que a Turma do Fom-Fom viaja levando ao Interior campanhas educativas desenvolvidas durante todo ano.

 

voltar

 

 


 

 

Semana Nacional de Trânsito

2009 é ano da EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO!

Definida como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009, a Educação no Trânsito tornou-se imprescindível para minimizar o número de acidentes que poderiam ter sido evitados se fossem adotados comportamentos visando o bem comum.

Trata-se de um combate à imprudência, imperícia e negligência no ambiente de trânsito, assim como reforço dos valores que preservam a vida.

o DETRAN-PE através da Coordenadoria de Educação de Trânsito realizará durante todo ano de 2009 campanhas, ações e eventos que evidenciem esse tema, promovendo o trânsito como espaço de convívio público e, portanto, espaço onde o respeito à vida, solidariedade, cooperação e tolerância são fundamentais.

A Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente no período de 18 a 25 de setembro. Durante estes dias, em 2009, as ações educativas serão intensificadas destacando a importância da Educação no Trânsito independente de época.

 

voltar