ACESSO RESTRITO

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

Banner
Você está em: Página Inicial > Educação > Programas > Programa de Educação de Trânsito

PET

O Programa de Educação de Trânsito (PET) do DETRAN-PE consiste em ações educativas de trânsito, desenvolvidas junto às instituições públicas e particulares de ensino de Pernambuco.

O PET promove o desenvolvimento de propostas pedagógicas que se integrem às atividades escolares visando à formação do cidadão para um convívio social mais harmônico no trânsito.  A execução de todas as ações do PET está a cargo da Unidade de Integração com a Rede de Ensino (DUEI).

Objetivo do Programa

Como aderir

Vantagens em aderir

Municípios integrados ao PET

Relação de Escolas Parceiras - em Breve.

Como aderir

Escola Municipal

Escola Estadual

Escola Particular

Objetivo do programa

O objetivo do PET é implementar a educação de trânsito como prática educativa cotidiana, colocando o tema trânsito transversalizado nas disciplinas curriculares. Assim, ao longo do ano letivo, ele torna-se objeto de constante análise, debate e reflexão na comunidade escolar, sempre com o intuito de promover, nos alunos, o desenvolvimento de valores, posturas, atitudes e comportamentos seguros no trânsito.

Vantagens em aderir

As Instituições de ensino adesas ao PET terão professores capacitados, receberão recursos pedagógicos gratuitamente e serão monitoradas por técnicos da Unidade de Integração com a Rede de Ensino do DETRAN-PE, viabilizando condições para a abordagem da temática trânsito em suas práticas pedagógicas. Ao longo do ano letivo, serão promovidos seminários, encontros, reuniões, além da tradicional Feira de Educação de Trânsito, realizada anualmente no Recife.

Municípios integrados ao PET

Atualmente, o PET congrega 7.778 professores, vinculados a 1.592 instituições de ensino, distribuídas em 34 municípios de Pernambuco, consolidando um trabalho sistemático e ininterrupto.

Escola Municipal

No caso da escola ser municipal, a Secretaria de Educação do Município deverá solicitar essa integração, através de Ofício dirigido à Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN-PE. Em resposta a esse ofício a Secretaria de Educação do Município receberá uma Ficha de Cadastro do Município e um Ficha de Cadastro da Escola, as quais, devidamente preenchidas, deverão ser devolvidas ao DETRAN-PE através do fax (81) 3454-8230 ou do  e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A documentação citada (fichas) é indispensável para que a Coordenadoria de Educação de Trânsito possa providenciar a elaboração de convênio de integração ao PET. Este convênio é celebrado entre o DETRAN-PE e a Secretaria de Educação do município.

Escola Estadual

Nestes casos a Direção da escola interessada solicitará sua integração à Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, através de Ofício em resposta ao qual receberá um Ficha de Cadastro da Escola. Esta, após devidamente preenchida, deverá ser devolvida ao DETRAN-PE através do fax (81) 3454-8230 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Para as escolas estaduais é necessária apenas a assinatura de um termo de adesão, já que há Convênio firmado entre o DETRAN-PE e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Escola Particular

Nestes casos a Direção da escola interessada solicitará sua integração à Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, através de Ofício, em resposta ao qual receberá um Ficha de Cadastro da Escola. Esta, após devidamente preenchida, deverá ser devolvida ao DETRAN-PE através do fax (81) 3454-8230 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

A documentação citada (fichas) é indispensável para que a Coordenadoria de Educação de Trânsito possa providenciar a elaboração de convênio de integração ao PET. Este convênio é celebrado entre o DETRAN-PE e a Direção da Escola.