início > Shift+Alt+i | menu > Shift+Alt+o | conteúdo > Shift+Alt+c | fim > Shift+Alt+m | Aumenta letra - Shift+Alt+A | Diminui letra - Shift+Alt+D | Letra normal -Shift+Alt+N
Menu do Governo do Estado ir ao portal de Pernambuco - História ir ao portal de Pernambuco - Governador ir ao portal de Pernambuco - Secretarias ir ao portal de Pernambuco - Programas ir ao portal de Pernambuco - Notícias ir ao portal de Pernambuco - Seviços ir ao portal de Pernambuco - Radio SEI. ir ao portal de Pernambuco

ACESSO RESTRITO

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

LAI - Lei de Acesso à Informação
Você está em: Página Inicial > Notícias e Mídias > Notícias > Agendamento e reagendamento da prova teórica já podem ser feitos pelo site do DETRAN e nas máquinas do DETRAN Express
Agendamento e reagendamento da prova teórica já podem ser feitos pelo site do DETRAN e nas máquinas do DETRAN Express

Os candidatos à primeira habilitação contam, a partir de agora, com maior independência e transparência na hora de marcar a prova teórica ou reagendá-la, no caso de reprovação (processo popularmente conhecido como reteste). O agendamento poderá ser feito on line, no site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br) e também nas máquinas de autoatendimento (DETRAN Express), que, desta forma, passam a disponibilizar 14 serviços oferecidos à população.

Ao agendar o teste, será possível escolher o dia e a hora. O local será automaticamente informado pelo sistema do DETRAN com base na área em que fica o CFC em que o futuro condutor estiver matriculado. Aqueles que se inscreveram em Recife fazem as provas na sede do DETRAN, na Iputinga. Nas demais cidades, os testes são feitos nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Estas informações aparecem de forma detalhada na “Requisição de Exame”, documento que deve ser impresso e levado pelo candidato no momento em que for fazer a prova.

Como efetuar o agendamento - O serviço está disponível no menu Habilitação, no item “Agendar exame teórico para 1º habilitação/reteste”. Com o número do CPF e data de nascimento, o candidato tem acesso a um calendário eletrônico onde pode escolher o dia da prova (os dias não disponíveis estarão inativados, em cinza claro, e os disponíveis em preto). É importante estar atento para o fato de que o agendamento deve ser feito com no mínimo três dias de antecedência da realização do teste. A hora deve ser escolhida numa barra localizada ao lado do calendário.

Caso sejam fornecidas informações incorretas ou o candidato não esteja no processo de primeira habilitação, o sistema apresentará uma mensagem de que não é possível efetuar o agendamento.

No caso do reteste, além de imprimir a requisição de exame, o candidato deverá imprimir e pagar um boleto com a taxa de reteste que, atualmente, é de R$ 22,69. A guia de pagamento também deve ser quitada até três dias antes do reteste. É possível também reimprimir, depois de agendada a prova, o documento de requisição do exame.

“Além da consequência imediata de redução do tempo de espera na fila, o agendamento on line evita a necessidade de delegar a intermediários, a exemplo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) a marcação do teste”, acentua a presidenta do DETRAN, Fátima Bezerra.

Confira um breve tutorial com imagens, mostrando o passo a passo do agendamento on line:

 

1º Acesse, no site do DETRAN (www.detran.pe.gov.br), o menu Habilitação

 

2º - A seguir, acesse a opção “agendar exame teórico para 1ª habilitação/reteste”

 

3º - Coloque seu CPF e a data de nascimento e clique no botão verde “Pesquisar”

 

4º Selecione a data no calendário e, ao lado, o horário do exame teórico ou do reteste

 

 

5º Emita a “Requisição de Exame”

 

 

 

6º - No caso do Reteste, emita, além da requisição de exame, o boleto para pagamento