início > Shift+Alt+i | menu > Shift+Alt+o | conteúdo > Shift+Alt+c | fim > Shift+Alt+m | Aumenta letra - Shift+Alt+A | Diminui letra - Shift+Alt+D | Letra normal -Shift+Alt+N
Menu do Governo do Estado ir ao portal de Pernambuco - História ir ao portal de Pernambuco - Governador ir ao portal de Pernambuco - Secretarias ir ao portal de Pernambuco - Programas ir ao portal de Pernambuco - Notícias ir ao portal de Pernambuco - Seviços ir ao portal de Pernambuco - Radio SEI. ir ao portal de Pernambuco

ACESSO RESTRITO

Exclusivamente para credenciados e parceiros devidamente cadastrados no DETRAN-PE.

LAI - Lei de Acesso à Informação
Você está em: Página Inicial > Notícias e Mídias > Notícias > Detran realiza leilão de veículos apreendidos
Detran realiza leilão de veículos apreendidos

No dia 26 de novembro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE0 realiza o terceiro leilão de veículos apreendidos de 2011. O evento acontecerá na sede da empresa, que fica na Iputinga, a partir das 10h. Estarão disponíveis 224 veículos, sendo 34 automóveis e 190 motocicletas. As visitas serão abertas a partir da próxima segunda-feira(21), das 8h às 16h30, no pátio interno do DETRAN.

O leilão é formado por veículos apreendidos – devido a alguma irregularidade – cujos proprietários não procuraram o DETRAN dentro do prazo estabelecido pela legislação. Quinze (15) dos 34 automóveis expostos têm condições de voltar a circular nas vias. Em relação às motocicletas, que representam quase 65% a mais do que os carros no leilão, 150 poderão entrar em circulação novamente. Os chamados não-recuperáveis ou sucatas só poderão ser utilizados para o reaproveitamento de peças e partes metálicas.

Quem participar do leilão e retirar automóveis ou motocicletas terá de pagar apenas o Licenciamento 2011. Um diferencial é que o arrematante não paga os 5% ao leiloeiro. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

Leilões contribuem para retirada de sucatas das ruas – nos últimos dez anos, o Detran já retirou mais de cinco mil veículos das ruas através dos leilões públicos e pelo menos a metade destes é considerada ‘sucata’. Nos leilões, eles são arrematados para reaproveitamento das peças. O que boa parte da população desconhece é que o veículo não pode ser abandonado por falta de uso, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o proprietário de veículo irrecuperável, ou definitivamente desmontado, deverá requerer a baixa do registro. Confira o que diz a lei:

Art. 240 – Deixar o responsável de promover a baixa do veículo irrecuperável ou definitivamente desmontado:
Infração – Grave (5 pontos na CNH)
Penalidade - Multa ( R$ 127,69)

Detran promove terceiro leilão de veículos apreendidos de 2011
Visitação: Pátio interno do DETRAN, de 21/11 até 26/11
Local: Sede do DETRAN – Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga
Leilão: Sábado, 26 de novembro, a partir das 10h.
Local: Detran/sede
Informações - O edital com especificações e condições de participação está disponível no WWW.detran.pe.gov.br. Outras informações podem ser adquiridas pelo (81) 3184.8264; 3184.8149 e 3184.8569.

Detran-PE na Web:
Twitter - @Detran-PE